segunda-feira, novembro 28, 2005

Skytrax em Portugal para entregar à PGA o Troféu de Melhor Transportadora Aérea Regional da Europa

Edward Plaisted, CEO da Skytrax, a principal auditora internacional da qualidade do sector da aviação, entrega hoje em Lisboa à PGA – Portugália Airlines o Troféu de Melhor Companhia Aérea Regional da Europa, galardão com que a companhia portuguesa tem sido distinguida, consecutivamente, ao longo dos últimos cinco anos no âmbito dos resultados da sondagem anual que suporta o Programa de Qualidade Aérea da Skytrax.O CEO da Skytrax faz questão de entregar pessoalmente o Troféu à equipa da PGA que tem, em 2005, razões acrescidas para comemorar. Com efeito, a este reconhecimento juntam-se a classificação como Segunda Melhor Companhia da Europa, em termos totais, posicionada a seguir à British Airways, e a atribuição da chancela “Quatro Estrelas”, sendo a única companhia portuguesa a integrar o restrito grupo das detentoras desta categoria. Na mesma sondagem, o Pessoal de Cabine da PGA foi também votado como Best Cabin Staff da Europa.
«Ganhar pelo quinto ano consecutivo o Troféu de Melhor Companhia Aérea Regional da Europa tem um retorno significativo em termos de reconhecimento pelos nossos clientes dos nossos padrões de qualidade, segurança e fiabilidade, já que é um importante indicador no âmbito da promoção da imagem da PGA.», afirma Maria Eugénia Matos Silva, Directora Geral Comercial da PGA – Portugália Airlines.Skytrax: a missão de garantir “a better way to fly”A Skytrax é uma auditora independente, fundada em 1989, com o escritório central em Londres. As rigorosas auditorias que desenvolve são consensualmente reconhecidas pelo sector do transporte aéreo e os métodos de avaliação empregues são igualmente aprovados pelas transportadoras aéreas que integram o seu Programa de Qualidade Aérea.A sondagem anual da auditora britânica envolveu, na última edição, um total de 12.334,283 passageiros de 94 diferentes nacionalidades. Foi realizada ao longo de 11 meses, entre Junho de 2004 e Maio de 2005, e determinou os galardões que distinguem o serviço e os produtos da PGA. Trata-se da mais vasta auditoria mundial entre passageiros aéreos, pelo que as distinções daí resultantes são internacionalmente reconhecidas como chancelas de um serviço de elevada qualidade.

PGA voa entre Porto e Paris

A PGA acaba de inaugurar uma operação regular diária para Paris!Operada em Fokker 100, a rota entre o Aeroporto Francisco Sá Carneiro e a capital francesa insere-se no alargamento do code-share PGA / Air France que entrará em vigor em Novembro. Assim, o código da Air France será incluído nos voos operados pela PGA de acordo com os seguintes horários (horas locais):NI 990 Porto 06.00 09.10 Paris (Charles de Gaulle)NI 991 Paris (Charles de Gaulle) 09.45 11.05 PortoDurante o Inverno, a Air France manterá as duas frequências Porto/Paris, mas a partir de Abril de 2006, a PGA passará a operar a totalidade dos voos entre as duas cidades. O lançamento desta operação inscreve-se no estreitamento da parceria entre a PGA e a Air France que inclui novas operações em code-share na Europa.PGA e AIR FRANCE em parceria desde 2001O Acordo entre a PGA e a Air France, existente desde 2001 e que tem sido progressivamente alargado, contempla a partilha de códigos de voo nas rotas de Lyon, Nice, Marselha e Toulouse à partida de Lisboa (voadas pela PGA), e de Paris e Bordéus à partida de Lisboa e Porto (operadas pela Air France).A partir do próximo dia 1 de Dezembro, o código da PGA será incluído nos voos da Air France à partida de Lyon, Paris e Bordéus para Brest, Lorient, Mulhouse, Metz-Nancy e Clermont-Ferrand no interior de França, e também com destino a 17 cidades, num total de 8 países: Düsseldorf, Estugarda, Hamburgo, Hannover, Munique e Nuremberga, Aberdeen, Birmingham, Edimburgo e Newcastle, Copenhague, Oslo, Estocolmo e Gotemburgo, Ljubljana, Atenas e Varsóvia. A Air France passará também a incluir o seu código nas rotas Porto/Lyon e Lisboa/Funchal, operadas pela PGA.No seguimento dos Acordos de code-share estabelecidos com a KLM e a Alitalia, o estreitamento da parceria entre a PGA e a Air France é mais um importante passo com vista à associação da PGA na Aliança Skyteam. É nesse sentido que têm decorrido as recentes conversações entre as duas transportadoras.

quarta-feira, novembro 16, 2005

Formação de Pessoal Navegante de Cabine para Lisboa e Porto

Os formandos que obtenham aproveitamento no curso serão integrados no quadro de admissões de Pessoal Navegante de Cabine da PGA.

ACESSO À FUNÇÃO: Os formandos que obtenham aproveitamento no curso serão integrados no quadro de admissões de Pessoal Navegante de Cabine da PGA.

REQUISITOS:
Boa Apresentação
Idade: 18 a 27 anos (inclusive)
Fluência obrigatória em Português, Inglês e uma terceira língua (Alemão, Francês, Italiano, Espanhol)
12º ano de escolaridade
Altura: 1.60m a 1.70m (F) e 1.65m a 1.75m (M)

CANDIDATURAS: Curriculum vitae, fotografia (corpo inteiro), fotocópia do BI e do certificado de habilitações.

A documentação deverá ser enviada até 25 de Novembro, para o seguinte endereço:
PGA - Portugália AirlinesDepartamento de Recursos Humanos

Aeroporto de Lisboa,Rua C, Edifício 701749-078 Lisboa
ou drh-pnc@pga.pt

Madeira recebe 102 voos charter por semana 60,8% oriundos do Reino Unido e Alemanha

Representando uma capacidade de 400.000 lugares a Madeira recebe 102 voos charter por semana, 60,8% oriundos do Reino Unido e Alemanha. Este Inverno, até “finais de Março” do próximo ano, a Madeira vai receber semanalmente 102 voos fretados por operadores turísticos (charters), com uma capacidade total superior a 400.000 lugares, dos quais 35 voos são oriundos do Reino Unido, 27 são da Alemanha e oito da Finlândia.
Em comunicado, a Região de Turismo da Madeira (RTM) especifica que do Reino Unido, principal mercado emissor dos charters para o arquipélago, são várias as cidades de onde estão programadas as partidas, nomeadamente de Londres e Manchester.
O maior número de voos da Alemanha tem, por seu lado, origem na cidade de Dusseldorf, à qual se seguem Munique, Estugarda e Francoforte, sublinha a RTM.
Além do Reino Unido, Alemanha e Finlândia, os restantes 32 voos são provenientes de “diversos países, nomeadamente Dinamarca, Suécia, Noruega, Hungria, Holanda, Áustria, República Checa, Luxemburgo, França e Bélgica”.
O comunicado acrescenta que o dia de maior movimento é a segunda-feira, com um total de 49 voos, a maior parte deles oriundos do Reino Unido, seguido das quintas-feiras, dia em que estão previstas chegadas de 20 “charters”, sobretudo da Alemanha.

Portugalia estima crescimento de 25% no número de passageiros transportados

Em 2006 Portugalia estima crescimento de 25% no número de passageiros transportados A PGA Portugalia Airlines estima um crescimento próximo dos 25% para cerca de 1,250 milhões de passageiros no próximo ano, perto de atingir o limite de capacidade de utilização dos seus 17 aviões, disse o presidente da companhia, João Ribeiro da Fonseca, avançando estar a ser estudada a renovação da frota com os novos aviões Embraer e que em 2006 as operações vão recentrar-se em Espanha, França e Itália.
Por ocasião da cerimónia organizada pela companhia em Lisboa para receber o prémio “Melhor Companhia Aérea Regional da Europa”, atribuído pela auditora Skytrax, Ribeiro da Fonseca disse aos jornalistas que no próximo ano a Portugalia deverá regressar aos números de tráfego de 2004, antes da rotura com a TAP que, se acordo com o executivo, representou uma perda de cerca de 150.000 passageiros.
“Nós recebíamos da TAP cerca de 180.000 passageiros e mandávamos para lá à volta de 110.000”, especificou o presidente da Portugalia, acrescentando que os 150.000 referidos decorrem do facto de existirem casos em que os passageiros num mesmo voo faziam uma das pernas com a Portugalia e a outra com a TAP.
A recuperação da perda que resultou do fim dos code-shares com a maior companhia nacional já se fez sentir este ano, adiantou Ribeiro da Fonseca, justificando o ganho através dos acordos de code-share agora existentes com a Air France, Alitalia e Spanair, salientando porém que os principais reflexos das novas parcerias só se fará sentir em 2006.
Contribuindo para a estimativa de crescimento do próximo ano estão também os novos voos na rota Porto-Paris, iniciados no final do mês de Outubro, em que a Portugalia vai progressivamente substituir a Air France. No Verão IATA, segundo Ribeiro da Fonseca, a transportadora do grupo Espírito Santo deverá chegar às quatro rotações diárias entre as duas cidades, uma operação que Ribeiro da Fonseca afirma ter um potencial de 200.000 passageiros por ano.
Para reforçar a importância do alargamento dos acordos de code-share com a Air France, o presidente da Portugalia disse que o mercado de França, responsável por cerca de 22% do tráfego da companhia, está a aproximar-se dos cerca de 25% que Espanha representa, constituindo assim os dois principais mercados depois de Portugal, que detém 40% do mercado total.
Por outro lado, a rota do Funchal, que a companhia começou a operar em Setembro, deverá representar para a contabilidade do tráfego, cerca de 70.000 passageiros por ano, referiu Ribeiro da Fonseca.

PGA recebe prémio de Melhor Companhia Aérea Regional Europeia

PGA recebe prémio de Melhor Companhia Aérea Regional Europeia
A Portugália Airlines (PGA) recebeu dia 10 de Novembro pelas mãos da Skytrax o prémio de Melhor Companhia Aérea Regional Europeia. Uma distinção que lhe é atribuída pelo 5.º ano consecutivo pela principal auditora internacional da qualidade do sector de aviação.
A esta categoria, a Portugália arrecada ainda o segundo lugar da Melhor Companhia Aérea, sendo o primeiro prémio atribuído à British Airways, e o prémio The Best Cabin Staff da Europa. Para o presidente da Portugália, João Ribeiro da Fonseca, este prémio leva-nos a ter uma responsabilidade acrescida, já que todos os anos temos de nos esforçar para melhorar cada vez mais o nosso serviço e a nossa qualidade?.
A sondagem da Skytrax envolveu um total de 12.334.283 passageiros, de 94 países diferentes, durante 11 meses, entre Junho de 2004 e Maio deste ano.
A qualidade do serviço a bordo, as refeições e a hospitalidade foram alguns dos atributos mencionados pelos passageiros, que acabaram por distinguir a Portugália pelo quinto ano consecutivo.