quarta-feira, novembro 16, 2005

Portugalia estima crescimento de 25% no número de passageiros transportados

Em 2006 Portugalia estima crescimento de 25% no número de passageiros transportados A PGA Portugalia Airlines estima um crescimento próximo dos 25% para cerca de 1,250 milhões de passageiros no próximo ano, perto de atingir o limite de capacidade de utilização dos seus 17 aviões, disse o presidente da companhia, João Ribeiro da Fonseca, avançando estar a ser estudada a renovação da frota com os novos aviões Embraer e que em 2006 as operações vão recentrar-se em Espanha, França e Itália.
Por ocasião da cerimónia organizada pela companhia em Lisboa para receber o prémio “Melhor Companhia Aérea Regional da Europa”, atribuído pela auditora Skytrax, Ribeiro da Fonseca disse aos jornalistas que no próximo ano a Portugalia deverá regressar aos números de tráfego de 2004, antes da rotura com a TAP que, se acordo com o executivo, representou uma perda de cerca de 150.000 passageiros.
“Nós recebíamos da TAP cerca de 180.000 passageiros e mandávamos para lá à volta de 110.000”, especificou o presidente da Portugalia, acrescentando que os 150.000 referidos decorrem do facto de existirem casos em que os passageiros num mesmo voo faziam uma das pernas com a Portugalia e a outra com a TAP.
A recuperação da perda que resultou do fim dos code-shares com a maior companhia nacional já se fez sentir este ano, adiantou Ribeiro da Fonseca, justificando o ganho através dos acordos de code-share agora existentes com a Air France, Alitalia e Spanair, salientando porém que os principais reflexos das novas parcerias só se fará sentir em 2006.
Contribuindo para a estimativa de crescimento do próximo ano estão também os novos voos na rota Porto-Paris, iniciados no final do mês de Outubro, em que a Portugalia vai progressivamente substituir a Air France. No Verão IATA, segundo Ribeiro da Fonseca, a transportadora do grupo Espírito Santo deverá chegar às quatro rotações diárias entre as duas cidades, uma operação que Ribeiro da Fonseca afirma ter um potencial de 200.000 passageiros por ano.
Para reforçar a importância do alargamento dos acordos de code-share com a Air France, o presidente da Portugalia disse que o mercado de França, responsável por cerca de 22% do tráfego da companhia, está a aproximar-se dos cerca de 25% que Espanha representa, constituindo assim os dois principais mercados depois de Portugal, que detém 40% do mercado total.
Por outro lado, a rota do Funchal, que a companhia começou a operar em Setembro, deverá representar para a contabilidade do tráfego, cerca de 70.000 passageiros por ano, referiu Ribeiro da Fonseca.