sexta-feira, março 17, 2006

"Mértola: Festival do Peixe do Rio debate turismo"

O Opção Turismo noticia que "O desenvolvimento sustentável e os projectos turísticos previstos para o território do Baixo Guadiana serão discutidos no quarto Festival do Peixe do Rio, que decorre no fim-de-semana no antigo porto mineiro do Pomarão, em Mértola.
No âmbito do projecto transfronteiriço 'Interconecção Viária entre Huelva, Baixo Alentejo e Algarve', vai realizar-se, sábado, uma jornada técnica sobre o turismo no território do Baixo Guadiana.
Neste sentido, a jornada inclui os colóquios 'Turismo no Baixo Guadiana: Que Estratégia?' e 'Guadiana - Turismo e Ordenamento do Território', que contam com a presença de autarcas, empresários e entidades ligadas ao turismo dos dois lados da fronteira.
No lado português, vai avançar o projecto de navegabilidade do Guadiana, para permitir a chegada de embarcações de grande porte até Mértola.
No lado espanhol, está prevista a construção de um empreendimento turístico entre Ayamonte e El Granado, que irá complementar a oferta turística e de lazer do lado português.
Além das jornadas, o festival, inclui também o concurso de pesca desportiva IV Troféu Festival do Peixe do Rio, a degustação de pratos à base de peixes do rio, uma subida do rio Guadiana, entre Alcoutim e Pomarão, em Canoa, um percurso pedestre, entre a Mina de São domingos e o Pomarão, e desportos radicais.
Iguarias à base de lampreia, muge, barbo, saboga ou enguias prometem enriquecer as ementas das tasquinhas do Pomarão, onde não vão faltar momentos de animação e música.
Animações nas ruas e tasquinhas e as actuações de vários grupos corais alentejanos, de música tradicional portuguesa e de um grupo de canto e dança espanhóis, prometem animar os dois dias do festival."