domingo, março 05, 2006

"Turistas nórdicos viram-se para o interior do Baixo Alentejo"

De acordo com um artigo do jornalista Carlos Dias, constante da edição de hoje do Público, "Depois do Algarve e da Andaluzia, onde, ao longo das últimas duas décadas, se assistiu à fixação de dezenas de milhar de cidadãos ingleses, regista-se neste momento um interesse crescente nos países nórdicos e do centro da Europa pelo Baixo Alentejo. O fenómeno está associado à apetência dos escandinavos pelas regiões de clima mediterrânico. É o ascenso do chamado turismo residencial, que poderá trazer para o Baixo Alentejo, até 2015, quase 100 mil novos residentes fixos e temporários.
Para corresponder às inúmeras solicitações que chegam do centro e norte da Europa, já se encontram em fase de elaboração meia dúzia de grandes projectos para os concelhos de Ourique, Almodôvar, Castro Verde e Mértola que, no seu conjunto, somam dezenas de milhar de camas, e seis campos de golfe.
As propostas de arquitectura apresentam uma tipologia nova em regime de vivendas isoladas ou nucleadas, 'opção que ainda não foi discutida', refere Vítor Silva, presidente da Região de Turismo Planície Dourada (RTPD). O responsável regional considera, porém, que este tipo de turismo 'vai deixar muito pouco' nos concelhos onde for instalado. 'Para além dos seus promotores não serem da região, até a mão de obra necessária terá de vir de fora', afirma.
O turismo residencial aproveita essencialmente 'as características do clima mediterrânico, as boas condições de segurança e a grande hospitalidade dos alentejanos' refere o presidente da RTPD. A fácil acessibilidade rodoviária e aérea é outra das vantagens que está a capitalizar para o distrito de Beja as expectativas de quem busca um espaço privilegiado pelas condições climatéricas. O projecto do aeroporto de Beja recebeu, aliás, um novo impulso no sentido da sua concretização, depois de se saber do inusitado interesse revelado, sobretudo pelos nórdicos, em escolher a região alentejana para viver quando o inverno chega à península escandinava." (As hiperligações foram acrescentadas)
Pelo seu interesse didáctico, este texto foi transcrito para o + Lex Turistica.